Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Fiscalização do Uso e Conservação do Solo é uma Atividade de Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo

Quando se fala em Defesa Agropecuária, imagina-se logo: quarentena vegetal e animal, erradicação de plantas, rifle sanitário, sanidade vegetal, sanidade animal, dsv, dsa, mas nem sequer chegam a pensar na base para todas as atividades agropecuárias que é o solo agrícola.
No Estado de São Paulo, temos a Lei Estadual n. 6.171/88 que trata da fiscalização do uso, conservação e preservação do solo agrícola. Essa lei está foi regulamentada em 1997 pelo Decreto Estadual n. 41.719/97, mas somente começou a ser aplicada em 1999. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, CDA é a responsável pela aplicação dessa legislação e vem fazendo isso há dez anos.
Os resultados, apesar dessa área não ser prioridade para a instituição, são extremamente satisfatórios e vem ganhando o reconhecimento em vários outros estados que estão elaborando leis semelhantes partindo do exemplo de São Paulo.
Os profissionais (Engenheiros Agrônomos) que trabalham nas fiscalizações passaram por uma série de treinamentos e receberam um reforço de recursos humanos no ano de 2008 com o ingresso de 81 novos Engenheiros Agrônomos.
O solo agrícola Paulista, cerca de 18 milhões de hectares, com essa legislação, precisa ser cultivado com alguns cuidados previstos na lei, que, se respeitados, preservarão o solo paulista e como consequência resultará na preservação do meio ambiente.
É a contribuição da CDA para o futuro do agronegócio paulista e das atividades de Defesa Agropecuária.

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Respostas a este tópico

Realmente, Oswaldo, vc tem razão. A gente tem delimitado o tema de Defesa Agropecuária em Saúde Animal e Vegetal, Qualidade e Inocuidade de Insumos Agropecuários e Qualidade e Inocuidade de Produtos de Origem Animal e Vegetal. Sugiro que vc inclua o link para essa Lei Estadual para que possamos conhecê-la melhor. Obrigada!
Regina a Lei do Uso e Conservação do Solo Agrícola é considerada uma lei moderna inteligente e coerente, pois dá ao infrator a possiblidade de recuperar os danos causados ao solo (obras executadas conforme projeto técnico) e após essa recuperação, o auto de infração é cancelado e nenhuma multa é aplicada a esse produtor que recuperou seu solo.
Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Data Link
04/07/1988 Referência


LEI - 6.171

Lei Nº 6.171, de 4 de julho de 1988

Dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1.º — O solo agrícola patrimônio da humanidade, e por conseqüência, cabe aos responsáveis pelo seu uso a obrigatoriedade de conservá-lo.
§ 1.º — Considera-se solo agrícola para os efeitos desta lei a superfície de terra utilizada para exploração agro-silvo-pastoril.
§ 2.º — Entende-se por conservação do solo a manutenção e melhoramento de sua capacidade produtiva.
§ 3.º — As omissões e ações contrárias às disposições desta lei, na utilização, exploração e manejo do solo agrícola são consideradas danosas ao patrimônio do Estado de São Paulo.
Artigo 2.º — A utilização e manejo do solo agrícola serão executados mediante planejamento embasado na capacidade de uso das terras de acordo com as técnicas agronômicas conservacionistas correspondentes.
Parágrafo único — Fica o Estado de São Paulo, representado por sua Secretaria da Agricultura, através de corpo técnico de cada unidade das Casas da Agricultura existentes em seus diversos municípios, incumbido de determinar a capacidade de uso das glebas de terras existentes na respectiva jurisdição municipal e definir a tecnologia ajustada a controlar a erosão e outras formas de depauperamento do solo agrícola, de modo a mantê-lo permanentemente produtivo.
Artigo 3.º — O planejamento e execução do uso adequado do solo agrícola será feito independentemente de divisas ou limites de propriedade, sobrelevando-se sempre o interesse público.
§ 1º — Entende-se por uso adequado a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos que visem a conservação, melhoramento e recuperação do solo agrícola, atendendo a função sócio-econômica da propriedade rural e da região.
§ 2.º — O conjunto de práticas e procedimentos serão definidos nos níveis municipal e estadual em consonância com a legislação federal, permitindo-se a participação nos três níveis geopolíticos, em função da grandeza, desenvolvimento e execução desses trabalhos em áreas que se subordinam a esses poderes.
Artigo 4.º — Consideram-se de interesse público, para fins de exploração do solo agrícola, todos os trabalhos, leis, normas e medidas exeqüíveis que proponham:
I — aproveitamento adequado e conservação das águas em todas as suas formas;
II — o controle da erosão do solo em todas as suas formas;
III — evitar processos de desertificação;
IV — evitar assoreamento de cursos de água e bacias de acumulação;
V — fixar dunas, taludes e escarpas naturais ou artificiais;
VI — evitar a prática de queimadas, tolerando-as, somente, quando amparadas por lei específica;
VII — evitar o desmatamento das áreas impróprias para exploração agro-silvo-pastoril e promover a possível vegetação permanente nessas áreas, caso estejam desmatadas;
VIII — recuperar, manter e melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo agrícola;
IX — adequar a locação, construção e manutenção de barragens, estradas, carreadores, caminhos, canais de irrigação, prados escoadouros aos princípios conservacionistas.
Parágrafo único — Nos loteamentos destinados ao uso agro-silvo-pastoril em planos de colonização, redivisão ou reforma agrária, deverão ser obedecidos um planejamento de uso adequado do solo e a divisão em lotes, de forma a permitir o adequado manejo das águas de escoamento que possibilitem a implantação de plano integrado de conservação do solo a nível de bacias hidrográficas, quer sejam pequenas médias ou grandes.
Artigo 5.º — Ao poder público estadual compete:
I — ditar a política do uso racional do solo agrícola, instituído pelo Programa Estadual da Conservação do Solo e Água da Secretaria da Agricultura;
II — vetado;
III — disciplinar a ocupação e uso do solo agrícola de acordo com a classificação de capacidade de uso das terras, respeitando a sua vocação para as espécies a serem produzidas;
IV — adotar e difundir métodos tecnológicos que visem o melhor aproveitamento do solo agrícola e o aumento da produtividade;
V — exigir planos mínimos e simples, técnicos e exeqüíveis de conservação do solo e da água para todas as propriedades agrícolas do Estado e da iniciativa privada em exploração no meio rural;
VI — avaliar a cada 5 (cinco) anos a eficiência agronômica, recomendando as compensações necessárias para sua atualização tecnológica bem como pesquisas e utilização de máquinas e implementos adequados ao bom uso de manejo do solo agrícola;
VII — disciplinar a utilização de quaisquer produtos químicos, físicos ou biológicos que prejudiquem o equilíbrio ecológico do solo agrícola, ou interfiram na qualidade natural da água;
VIII — atuar em harmonia com os governos federal e municipais nas ações pertinentes à permanente conservação do solo e da água;
IX — preconizar, em conjunto com os poderes públicos municipais, em função das peculiaridades locais o emprego de normas conservacionistas especiais que atendam condições excepcionais de manejo do solo agrícola e da água, incluindo-se neste caso os problemas relacionados com a erosão em áreas urbanas e suburbanas;
X — promover, em conjunto com os poderes públicos municipais e federais, as suas expensas, a recuperação de áreas que julgar conveniente, quer pertençam ao poder público ou a particulares desde que comprovado o indiscutível interesse social ou de segurança pública;
XI — fiscalizar e fazer cumprir as disposições da presente lei.
Artigo 6.º — Vetado.
Parágrafo único — Vetado.
Artigo 7.º — Todas as propriedades agrícolas, públicas ou privadas, ficam obrigadas a receber as águas de escoamento das estradas desde que tecnicamente conduzidas, podendo essas águas atravessar tantas quantas forem outras propriedades a jusante, at que essas águas sejam moderadamente absorvidas pelas terras ou seu excesso despejado em manancial receptor natural.
Parágrafo único — Não haverá em hipótese alguma indenização pela área ocupada pelos canais de escoamento do prado escoadouro revestido especialmente para esse fim.
Artigo 8.º — As entidades públicas e privadas que utilizam o solo ou sub-solo em áreas rurais, só poderão continuar sua exploração ou funcionamento desde que se comprometam, através de planos qüinqüenais, demonstrar sua capacidade de explorá-las convenientemente, obrigando-se a recompor a área já explorada com sistematização, viabilizando-se a vestimenta vegetal e práticas conservacionistas que evitem desmoronamento, erosão, assoreamento, contaminação, rejeitos, depósitos e outros danos, sob pena de responsabilidade civil e penal pela inobservância destas normas.
Artigo 9.º — Vetado.
Parágrafo — Vetado.
Artigo 10 — Na admissão de engenheiros agrônomos, a Secretaria da Agricultura deverá obrigatoriamente incluir testes de conhecimentos mínimos necessários para que os contratados tenham condições de orientar todos os interessados no cumprimento desta lei.
Artigo 11 — Para os fins de aplicação desta lei qualquer interessado em condições de colaborar gratuitamente ou por dever de ofício com os poderes públicos terá acesso preferencial aos órgãos de informações, experimentação, educação e pesquisa do Estado, relacionado com essa área de trabalho.
Artigo 12 — Toda pessoa física ou jurídica que, de alguma forma, contribuir para o cumprimento desta lei será considerada prestadora de relevantes serviços e, a critério das Secretarias da Educação e Agricultura, aqueles que especialmente se destacarem, farão jus a um certificado comprobatório de sua participação.
Parágrafo único — Os portadores do certificado comprobatório a que se refere este artigo terão seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado, podendo ainda, pleitear as seguintes vantagens:
1 — prioridade para obtenção de financiamento através de entidades financeiras do Estado destinado a empreendimentos agro-silvo-pastoris;
2 — prioridade no atendimento por parte dos institutos de pesquisa, educação e experimentação dos serviços do Estado no que concerne aos problemas agro-silvo-pastoris;
3 — prioridade para instalação em áreas de sua propriedade, de campos oficiais de demonstração e produção de mudas, sementes e produtos horti-fruti-granjeiros;
4 — prioridade para receber, gratuitamente, dos órgãos oficiais, projetos que se destinem a:
a) eletrificação rural;
b) perfuração de poços profundos; e
c) orientação no controle de poluição rural.
5 — aos arrendatários, a possibilidade de adquirir, prioritariamente, com financiamentos oficiais, as terras que estejam cultivando.
Artigo 13 — Os proprietários das 5 (cinco) melhores propriedades de cada município, considerados destaques no aprimoramento do trabalho conservacionista, desenvolvido num período mínimo de 5 (cinco) anos, em concurso promovido pela Secretaria da Agricultura, receberão o troféu “Protetor do Solo”.
Artigo 14 — As disposições constantes desta lei se tornarão de cumprimento obrigatório a partir do 5.º (quinto) ano da data de sua promulgação, sujeitando-se os infratores às penalidades a seguir enunciadas, independentemente daquelas já previstas em legislação específica:
I — publicação no Diário Oficial do Estado dos nomes dos proprietários e de suas respectivas propriedades que desrespeitaram as presentes normas;
II — autorização para que o Estado realize os serviços mínimos indispensáveis à conservação do solo, debitando-se do proprietário os custos dos serviços executados;
III — expropriação pelo Estado de parte ou de toda a propriedade para fins de benefício público.
§ 1.º — As penalidades acima referidas incidirão sobre os autores sejam eles, arrendatários, parceiros, posseiros, gerentes, técnicos responsável, administradores, diretores, promitentes compradores ou proprietários de área agro-silvo-pastoril, ainda que praticadas por prepostos ou subordinados e no interesse dos proponentes ou superiores hierárquicos.
§ 2.º — O servidor ou funcionário da administração direta ou indireta do Estado incumbido da fiscalização, orientação e cumprimento desta lei será responsabilizado administrativamente, civil e penalmente por sua omissão, desídia ou favorecimento ilícito.
Artigo 15 — Fica o Governo do Estado, com orientação da Secretaria da Agricultura, autorizada a financiar todo e qualquer projeto agro-silvo-pastoril, elaborado por empresas especializadas, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, visando a prática do uso e conservação do solo agrícola no Estado de São Paulo.
Artigo 16 — A observância das normas desta lei se fará sem prejuízo da observância de outras, mais restritivas, previstas na legislação federal, estadual e municipal.
Artigo 17 — Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 4 de julho de 1988.
ORESTES QUÉRCIA
Mário Sérgio Duarte Garcia, Secretário da Justiça
Antonio Tidei de Lima, Secretário da Agricultura
Chopin Tavares de Lima, Secretário da Educação
Antonio Carlos Mesquita, Secretário do Governo
Jorge Wilheim, Secretário do Meio Ambiente
Ary Kara José, Secretário de Assuntos Fundiários
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 4 de julho de 1988.


Este texto não substitui o publicado no D.O. (origem) de (data de publicação)

Os textos legais disponíveis no site são meramente informativos e destinados a consulta / pesquisa, sendo imprópria sua utilização em ações judiciais.

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Tudo que já foi criado e que está em processo de evolução é bem mais fácil de se manter, do que voce criar um projeto projeto novo partindo do zero. Fazer com que o projeto se desenvolva é outra dificuldade. É o caso da atividade de fiscalização do uso e conservação do solo pella CDA, que é única mundialmente, no que diz respeito ao fato de que: o agropecuarísta autuado pela defesa agropecuária tem o direito a apresentar um termo de compromisso de que vai, dentro do prazo de 60 dias, contratar um Engenheiro Agrônomo que fará um projeto técnico para recuperação dos processos erosivos do solo, apontados no auto de infração. Após a implantação do projeto técnico, com a recuperação do solo, o auto de infração é cancelado e ao autuado não é imposta qualquer penalidade de multa. Isso faz a diferença dessa legislação do uso e conservação do solo para com as outras legislações, pois, o objetivo maior é a preservação do solo e não a arrecadação. Com o solo recuperado cumpriu-se a missão e por esses detalhes a lei paulista do uso e conservação do solo agrícola é considerada coerente e inteligente. Conseguir implantar um sistema de aplicação da lei partindo do zero, praticamente, faz com que a equipe de fiscalização do uso e conservação do solo da CDA mereça os parabéns na comemoração dos dez anos de aplicação da legislação conservacionista.
É muito interessante essa legislação, e São Paulo, mais uma vez sai na frente com a preocupaçao na sanidade do solo. Aqui na Bahia temos os órgãos ambientais e o CDA, mas ainda não verifiquei na pratica a preocupação deles com o Problema de Degradação dos Solos.
Caro Antonio Campos Lopes, um dos objetivos do pessoal que trabalha com fiscalização do uso e conservação do solo em São Paulo é que todo estado do Brasil, tenha sua legislação do Uso e Conservação do Solo e para isso estamos incentivando colegas de outros estados a provocarem em seus governantes a necessidade de uma legislação semelhante.
Nós estamos tentando trazer o Ministério da Agricultura para o nosso propoósito pois, se tivermos uma legislação federal será mais fácil alcançarmos nosso objetivo que é a preservação do msolo brasileiro. Obrigado pela sua participação.

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