Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

FUNGICULTURA. Cultivo de Cogumelos Comestiveis e Medicinais

Informação

FUNGICULTURA. Cultivo de Cogumelos Comestiveis e Medicinais

FUNGICULTURA.. Este grupo é para todos os iniciantes , produtores e pesquisadores Shiitake, Hiratake, Shimeji, Champignon, Agaricus blazei...

Membros: 26
Última atividade: 27 Mar

 

 Cultivo de Cogumelos Comestiveis e Medicinais

 

Propriedades medicinais do Shiitake
As propriedades medicinais do shiitake são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade.

É considerado também um importante afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.

É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Com as recentes pesquisas que comprovarão ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células câncerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

Um cogumelo comestível que apresenta as propriedades terapêuticas de um cogumelo medicinal. O Shiitake é cultivado a aproximadamente 1000 anos pelos orientais, destacando dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias, que fortalecem o sistema imunológico. No mercado mundial, o Shiitake detém o segundo lugar. O Shiitake é um fungo e seu cultivo é em toras ou substratos à base de serragem de madeira.

Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shiitake pode ser consumido de versas formas. Risotos, saladas, pizzas, diversos tipos de molhos, grelhados, estrogonofe são algumas das possibilidades de preparo com o cogumelo.

Ele pode ser preparado inteiro ou somente com a parte de cima, por ser mais difícil de cozinhar, os talos podem ser usados em patês. a iguaria apresenta-se in natura (fresco) ou desidratado.

 



Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de FUNGICULTURA. Cultivo de Cogumelos Comestiveis e Medicinais para adicionar comentários!

Comentário de EVANDRO MORGADO RUGGERI em 30 abril 2016 às 16:00

Oi pessoal

Alguém pode me ajudar a começar com o cultivo de cogumelos ?

Obrigado

 

Membros (24)

 
 
 

© 2018   Criado por Inovadefesa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço