Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Planejamento & Gestão como tecnologias para implementação da Defesa Agropecuária

Informação

Planejamento & Gestão como tecnologias para implementação da Defesa Agropecuária

Ciência,cidadania,gerência,informação, novos pilares Defesa Agropecuária do século, consequência absoluta e imediata disto é que devemos defender paradigma: Se há Defesa Agropecuária, há porque houve previamente P & G na sua estrutura e execução"

Membros: 19
Última atividade: 2 Set, 2016

Olhemos o panorama da Defesa Agropecuária no país. Iremos ver organizações dedicando-se ao tema nos últimos 40 anos, algumas tendo mantido sua coluna central incólume. Neste meio tempo o país, o mundo, as pessoas, a agropecuária passaram por profundas transformações. Os modelos que nos orientavam em 1980, nem todos são úteis na atualidade, isto parece óbvio não é. O país passou por uma reforma administrativa recente, final dos anos 1990, novos modelos de planejamento e gestão foram propostos, aflorando novos temas  tais como agências reguladoras, parcerias público-privada, gestão compartilhada, lei de responsabilidade fiscal, cultura organizacional, cidadania, governança, etc. Então o que parece obvio a alguns está indefinido para outros. A verdade é que não havia um modelo prévio para a defesa agropecuária. No novo século foram criadas algumas agências, institutos, houve mudanças no planejamento e gestão na esfera federal e o modo de fazer defesa agropecuária veio se modificando, embora haja lócus onde pouco aconteceu. Como profissionais da área e conhecedores do setor que somos penso que devemos monitorar estas modificações ao longo do tempo, avaliar suas potencialidades, suas falhas, possibilidades, inconsistências, estudá-las, discorrer sobre elas e até propor novos modelos. Atualmente de nada adianta pensarmos em defesa agropecuária desconsiderando o pacto federativo, os interesses regionais, continentais e porque não de blocos de interesse comercial intercontinentais. Não acredito que devemos deixar estas perspectivas para serem apresentadas por atores externos, devendo àqueles que fazem defesa agropecuária planejar e gerir o setor, se possível com papel ativo. Esta lançada a discussão, o que pensam ???

Vamos à discussão, à prática da cidadania!

Fórum de discussão

Planorte Leite

Iniciado por Inovadefesa 2 Set, 2016. 0 Respostas

Clique na imagem para ver este vídeo A pecuária leiteira gerando renda, emprego e fortalecendo a…Continuar

Tags: TV, AGROSOFT, PECUÁRIA, NACIONAIS, INSTITUIÇÕES

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Planejamento & Gestão como tecnologias para implementação da Defesa Agropecuária para adicionar comentários!

Comentário de SERGIO NOGUEIRA XAVIER FERREIRA em 2 maio 2013 às 14:42

Concordo plenamente com o tema. Tenho uma empresa de Gestão e Planejamento com apoio de sistema proprietario, especialista em agronegócio e o que temos visto em nossos clientes é a gestão racional do negócio agropecuário como um todo e uma boa redução nos custos e no uso de insumos, contribuindo desta forma na defesa agropecuária equilibrada com baixo consumo de defensivos.

Comentário de Zelia Marilia Barbosa Lima em 22 maio 2011 às 22:16

É muito interessante a discussão proposta pelo Eduardo. Tenho opiniões muito semelhantes quanto ao assunto.

Durante todo o percurso da minha carreira profissional, que se deu integralmente na administração pública, tenho estado em constante busca de caminhos que possam trazer uma resposta satisfatória às perguntas que mais me inquietam: apesar de estarmos suficientemente preparados a responder aos desafios técnicos, em função dos conhecimentos que derivam da nossa formação acadêmica, enriquecida pela experiência profissional e da complementação de aprendizado proporcionado pela própria instituição, tenho a sensação de não estarmos preparados, na mesma proporção, para exercer o papel de gestor, de gerente, de administrador.

Comentário de Karen Carla da Silva Martins em 16 maio 2011 às 12:25
O planejamento e gestão compreende a definição de objetivos, metas e ações voltadas para sua consecução, no início de cada ano. (BPA)
Comentário de MARCELINO MENDES em 1 abril 2011 às 10:24
PENSO EU QUE DIANTE DE TANTAS MUDANÇAS E TÃO RAPIDAS, SE FAZ EXTREMAMENTE NECESSARIA UMA POLITICA PÚBLICA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, COMO EXEMPLO PRÁTICO NAS AGÊNCIAS DE DEFESA AGROPECUÁRIA ESTADUAL DEVERIAM ADOTAR UMA POSTURA DE SOCIALIZAÇÃO DOS CONVÊNIOS HORA FIRMADOS JUNTO AO MAPA, ESTÁ SERIA UMA BOA INICIATIVA, POR QUE QUANDO FEITA UMA AUDITORIA POR PARTE DO MINISTERIO DA AGRICULTURA, QUE FAZEM PERGUNTO SOBRE O CONVENIO QUEM ESTÁ NA PONTA NÃO SABE RESPONDER O QUE ESTÁ ESCRITO NO PORJETO, PALAVRA CHAVE SOCIALIZAR AS INFORMAÇÕES.... 
 

Membros (18)

 
 
 

Instituições

Apoio

Parceria

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2017   Criado por Inovadefesa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço