Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Certificação de Produtos Agroalimentares

Informação

Certificação de Produtos Agroalimentares

Espaço dedicado à construção participativa do conhecimento sobre Certificação de Produtos Agroalimentares.

Local: Lavras - MG
Membros: 47
Última atividade: 12 Abr

 

Epamig alerta sobre nematóides em Minas Gerais
.
 
 .
 
O nematóide formador de galhas Meloidogyne paranaensis, inicialmente detectado em plantas de café no Estado do Paraná e previamente identificado como Meloidogyne incognita, é uma das espécies de nematóides mais nocivas ao cafeeiro. Desde 2003, quando a espécie foi detectada na região do Alto Paranaíba (Patrocínio) e, em 2004, no Sudoeste do Estado (Piumhi), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vem alertando para o risco de sua disseminação. Na sexta-feira (27), a pesquisadora da Epamig Sônia Maria de Lima Salgado, nematologista, apresentou o problema na reunião da Câmara Setorial do Café de Minas Gerais, realizada na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O tema foi proposto pelo Polo de Excelência do Café, dada a importância da cafeicultura para o Estado.
A pesquisadora aponta para a necessidade de iniciar um programa estadual de cooperação técnica e financeira para a contenção da praga. Torna-se prudente a eliminação do foco da doença e implantação de barreiras fitossanitárias para se evitar a contaminação de novas áreas. Ela sugere a identificação das lavouras infectadas, com o mapeamento das áreas de risco e ações de fiscalização focadas na produção e transporte de mudas de café. Isto porque o nematóide é facilmente disseminado por meio de mudas, circulação de máquinas e implementos com solo infestado e até pela água da chuva, com a necessidade de desvio das enxurradas.
O fato é ainda mais preocupante tendo em vista que a maioria dos cafeicultores mineiros desconhece o problema e os danos que poderão ocorrer com a sua disseminação. O controle de nematóides em cafezais é ineficiente e uma vez contaminado o solo é praticamente impossível eliminá-los. A alternativa passa a ser o arranquio das lavouras com subseqüente rotação de culturas com espécies não hospedeiras. Outra opção é o uso de material enxertado, como vem sendo pesquisado no Estado de São Paulo, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
.
Como identificar
A identificação da presença de nematóides no campo é dificultada pelo seu tamanho microscópio associado ao parasitismo interno nas raízes das plantas. Além disso, o estado da lavoura pode ser confundido com outras doenças ou desequilíbrio nutricional. Sintomas como amarelecimento, queda de folhas, clorose, crescimento abaixo do normal é ainda mais acentuado na época da seca ou sob qualquer situação de estresse que a planta sofra, seja por influência climática ou de manejo.
O produtor deve ficar atento à presença de reboleiras de plantas com sintomas de deficiência mineral e desfolha, mesmo em condições adequadas de adubação, pois podem ser resultado do ataque de nematóides nas raízes. Em caso de suspeita, deve ser realizada amostragem periódica de solo e de raízes para exame em laboratório especializado. A amostra do solo deve ser retirada próximo às raízes, condicionada em saco plástico, mantida à sombra e encaminhada o mais rápido possível para análise. Em Minas, esta análise pode ser feita no laboratório do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) e nos laboratórios das Universidades Federais de Lavras, Viçosa e Uberlândia (UFLA, UFV e UFU).
.
Ação da pesquisa
Em fevereiro de 2009, a Epamig iniciou experimento em Piumhi, em área infestada, para seleção de material resistente dentre 55 genótipos do Banco de Germoplasma da Epamig (Patrocínio). Além da pesquisadora Sônia Salgado, a avaliação de genótipos caracterizados como fonte promissora de resistência ao nematóide é acompanhada pelos pesquisadores da área de melhoramento genético, Antônio Alves Pereira (Tonico) e Cesar Elias Botelho. O desenvolvimento de cultivares com resistência a Meloidogyne sp é possível devido à diversidade genética existente no gênero Coffea.
 
 
.
  
 
 
.
 
Informações sobre as ações de pesquisa, sintomas e características dos nematóides estão disponíveis no Informe Agropecuário v.29, nov/dez 2008.
 
Contato: Sônia Maria de Lima Salgado – soniamaria@epamig.br
 
    
 
Polo de Excelência do Café 
 
 
 

Sustentabilidade e Certificação da Cadeia do Café

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Certificação de Produtos Agroalimentares para adicionar comentários!

Comentário de Roberta M. Zuge em 18 setembro 2014 às 14:52

Prezados

Estou identificando os cursos de certificação no agronegócio para o Sebrae. Assim, caso seja de interesse, poderá ser subsidiado aos clientes.
Caso vocês disponibilizem cursos, preciso dos seguintes dados: 
Nome do curso
Carga horária
Data de realização (ou previsão)
Entidade
Localização
Site
Formato do Curso
Estruturado para replicação      
Conteúdo          
Preço por participante
Obrigada
Comentário de Lucas R. G. Martins em 29 outubro 2012 às 10:13
Comentário de Lucas R. G. Martins em 3 setembro 2012 às 11:39
Comentário de Roberta M. Zuge em 12 junho 2012 às 13:59

O conhecimento de todos os aspectos legais é muito importante para os produtores que buscam se adequar as normas de produção integrada. Há uma grande demanda que existe pelo conhecimento dos requisitos legais. Assim, tomando-se como base a árvore hiperbólica do agronegócio do leite da Embrapa, e utilizando a ferramenta Free Mind (software livre), foram localizados, pela plataforma web, os documentos relativos à cadeia do leite. Com isto, de forma lúdica pode-se acessar, desde requisitos trabalhistas a regulamentos de raças leiteiras, basta clicar!!

http://www.ceresqualidade.com.br/index.php?option=com_content&v...

Comentário de Sergio Parreiras Pereira em 4 julho 2009 às 11:28
CONTAMINAÇÃO POR PESTICIDA PODE FECHAR O MERCADO JAPONÊS AOS CAFÉS DO BRASIL

CLIQUE AQUI
Comentário de Regina Sugayama em 10 junho 2009 às 0:20
esta tecnologia deve interessar a vcs: http://inovadefesa.ning.com/group/tecnologiasecompetnciasemdefesaagropecuria/forum/topics/softwares-de-rastreabilidade
 

Membros (45)

 
 
 

Instituições

Apoio

Parceria

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2017   Criado por Inovadefesa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço