Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Influência do tempo de jejum na granja e do período de descanso dos suínos sobre parâmetros de qualidade

carnes, fotos atualizadas ,
Carnes

No manejo pré-abate dos suínos, o jejum dos suínos na granja e no período de descanso no frigorífico são práticas recomendáveis devido à economia de ração Kephart e Mills (2005), redução da mortalidade no transporte Averós et al. (2008); Gispert et al. (2000), redução de resíduos no matadouro Eikelenboom et al., (1991), segurança alimentar, com a redução do risco da contaminação de uma carcaça Faucitano et al. (2010), bem-estar e qualidade da carne Eikelenboom et al., (1991) (MURRAY; JONES, 1994).

Entretanto longos períodos de jejum no manejo pré-abate podem apresentar um impacto negativo no bem-estar animal e na qualidade da carne. Para o estabelecimento do tempo de jejum dos suínos na granja temos que considerar os seguintes fatores: distância entre a granja e o frigorífico, condições de transporte, período de descanso no frigorífico e velocidade de abate no abatedouro.

A recomendação do tempo de jejum dos suínos tem sido avaliada por diversos pesquisadores, onde Eikelenboom et al. (1991) recomendam um jejum de oito a 24 horas antes do abate. Já na Espanha é comumente praticado um jejum de aproximadamente 12-18 horas antes do abate (AVERÓS et al., 2008; GISPERT et al., 2000; GUÀRDIA et al., 2009; PÉREZ et al., 2002).

De maneira geral, tem-se recomendado períodos de descanso no frigorífico entre três e seis horas, na qual é suficiente para o animal se recuperar do estresse provocados no embarque, transporte e desembarque, sem aumentar significativamente os problemas de privação alimentar, danos na pele (DE SMET et al., 1996; WARRISS, 2003; YOUNG et al., 2009), bem-estar e a qualidade da carne. O presente trabalho teve como objetivos avaliar os efeitos do tempo de jejum (oito, doze, dezesseis e vinte horas), combinados com três períodos de descanso (uma, três e seis horas) antes do abate no frigorífico sobre os parâmetros de qualidade da carne dos suínos.

 

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui. 

,
.

Revista Suinocultura Industrial
Veja Também



Leia mais sobre esse assunto em https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/influencia-do-te...
© 2018. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Exibições: 7

Instituições

Apoio

Parceria

Resultado de imagem para Fundação Christiano Ottoni

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Inovadefesa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço